1. Você está em: Inicial
  2. Artigos
Empreendedorismo
Acessórios essenciais para quem vai começar a trabalhar com confeitaria
Saiba como equipar sua cozinha para garantir mais qualidade e agilidade à produção de doces

O mundo do chocolate e da confeitaria é deliciosamente apaixonante, por isso, muita gente decide empreender no ramo.
Para quem vai começar a seguir este doce caminho profissional, é importante equipar a cozinha com alguns utensílios básicos que garantem mais qualidade e agilidade à produção. Neste artigo, listamos os acessórios que irão te ajudar nessa missão.

As ferramentas que não podem faltar:


Espátula de aço
Ela não pode faltar na bancada de quem trabalha com chocolate. Este modelo é ideal para fazer a temperagem e raspar o excesso de chocolate dos moldes.



Espátula tipo pão duro
Essa espátula tem esse nome porque permite retirar todo o excesso da preparação dos recipientes, sem desperdício. Além disso, por ser feita de silicone, é fácil de limpar e suporta altas temperaturas.



Formas
Há diversos modelos, materiais e formatos. Você pode ir adquirindo aos poucos, conforme sua necessidade.



Termômetro
É indispensável para o trabalho com açúcar e chocolate derretido, sem errar os pontos. O modelo próprio para culinária não contém mercúrio e é resistente a altas temperaturas.



Garfo para banhar
Com pontas finas, esses garfos não marcam os doces na hora de mergulhá-los no chocolate. Servem para banhar pães de mel, trufas e bombons.



Tigela e bowl
Eles são essenciais para misturar ingredientes durante o preparo das receitas.



Balança
Para não errar a proporção dos ingredientes e manter a uniformidade em todas as suas receitas, pese tudo o que for necessário.



Peneira
Para dar aquele efeito aerado aos doces, os ingredientes em pó como o açúcar precisam passar pela peneira. Dessa forma, eles se incorporam de maneira mais uniforme à massa.



Rolo e espátula para trabalhar pasta americana
O rolo é fundamental para abrir a massa da pasta americana e garantir espessura uniforme antes da aplicação no bolo. Já a espátula alisadora é utilizada para deixar o acabamento da pasta perfeito e bem lisinho. Esse utensílio pode ser usado em outros tipos de massa também.

Dica
No clima
Como vivemos em um país tropical, com muita variação de temperatura, ter uma sala climatizada para trabalhar o chocolate pode ajudar bastante. A temperatura ideal para assegurar a qualidade da produção varia, normalmente, entre 18 e 20 graus.

Neste vídeo, o chef Ricardo Campos também fala sobre as ferramentas necessárias para quem vai trabalhar com chocolate: