1. Você está em: Inicial
  2. Artigos
Produção
Sablée, sucrée e brisée: conheça as massas bases da confeitaria francesa
Saiba quais são as principais diferenças entre as receitas usadas no preparo de receitas doces e salgadas

Elas são as massas base mais conhecidas da confeitaria francesa e servem tanto para doces como para salgados. Feitas basicamente de farinha, ovos, açúcar e manteiga, o que diferencia as três receitas são as proporções indicadas para cada ingredientes.

Massas base mais conhecidas da confeitaria francesa, a sablée, sucrée e brisée servem tanto para pratos doces como para salgados. Elas são feitas a partir de ingredientes principais como farinha de trigo, ovos, açúcar e manteiga. O que diferencia as três receitas é principalmente a proporção entre esses ingredientes.

Além disso, levam água, sal e podem ser incrementadas com farinhas de amêndoas, avelã, nozes ou castanha para agregar mais sabor.

Todas elas podem ser preparadas de duas formas: pelo método de sablagem – a manteiga e farinha são misturadas e depois são adicionados os ovos – ou cremagem – o açúcar, e os ovos são batidos até formarem um creme, só então é acrescentada a farinha.

Confira as características de cada uma dessas massas:

Massa sablée: Tem consistência quebradiça, que desmancha na boca. Seu teor de doçura é menor quando comparada à sucrée, mas a quantidade de manteiga é elevada (mais de 500g por quilo de farinha), por isso, é a massa mais gordurosa das três. Confira uma receita com massa sablée

Massa brisée: o termo em francês quer dizer quebrada e apresenta textura arenosa. Pode ser usada para tortas fechadas ou abertas. Por não conter açúcar, é indicada tanto para recheios salgados como doces.

Massa sucrée: a base açucarada, como o nome sugere, tem elevado teor de açúcar – cerca de 40 gramas a mais quando comparada às outras duas massas. Sua textura crocante é ideal para tortas abertas e biscoitos.