1. Você está em: Inicial
  2. Técnicas
Temperagem
A ganache perfeita

Ganache de chocolate é sinônimo de versatilidade: é fácil de fazer e pode ter diferentes aplicações na confeitaria.
Confira dicas para acertar na receita e saiba quais são os três pontos da ganache:

Ganache nada mais é do que a mistura de chocolate com um líquido, normalmente o creme de leite – também pode ser feita com água ou polpa de frutas, entre outros.
A quantidade e o tipo de chocolate usado vão influenciar diretamente na consistência da receita, isso porque, os chocolates branco, ao leite, amargo e meio-amargo têm diferentes porcentagens de massa de cacau. Então, é importante adaptar as proporções de acordo com o chocolate que será utilizado.

Para o preparo, primeiramente é preciso derreter o chocolate. O creme de leite deve estar com temperatura igual ou superior a do chocolate para que, ao serem misturados, o chocolate não cristalize. Então adicione o creme de leite aos poucos e vá mexendo com uma espátula. Depois, misture novamente com auxílio de um mixer. Sua ganache ficará com aquele brilho incrível!

Confira este vídeo de como fazer a ganache perfeita

Confira os três pontos do ganache e suas aplicações na confeitaria:

1. Ganache para blindar bolo

É só misturar o chocolate e o creme de leite e passar no mixer. Para que você consiga cobrir seu bolo, é importante esperar a ganache esfriar para ter o ponto ideal. Depois, deixe descansar por no mínimo 6 horas, em temperatura ambiente e recipiente bem fechado. Uma dica importante: se a ganache ficar muito firme, pode levá-la ao micro-ondas por 10 segundos antes de usá-la.
Para um bom acabamento, você vai precisar de uma bailarina e uma espátula tipo raspador, reta.

Saiba mais

2. Ganache ponto de bico

Para fazer um trabalho de bicos, é necessário deixar o ganache descansando por 24 horas, em temperatura ambiente e recipiente fechado com filme plástico. Para utilizar o ganache de chocolate escuro, você precisa de 50 gramas a mais de creme de leite.

Saiba mais

3. Ganache para recheio de bolo

Depois de pronta, a ganache deve descansar por 24 horas em temperatura ambiente e só depois pode ser aplicada no bolo. Até lá, deixe-a tampada em recipiente com filme, bem fechado.

Saiba mais

 

Tags
Ganache